Super MalasTV Hot: December 2005
(MalasTV)

Saturday, December 17, 2005

NOVO ENDEREÇO, MalasTV Erotico de Natal , MAIS PODEROSO AINDA

ENTRE AGORA--> www.malastvnatal.blogspot.com

Saturday, December 03, 2005

Destaque Video, Livros e Revistas




Destaque de Hoje



A Censura em Portugal foi, ao longo da sua história, uma das principais condicionantes da cultura nacional. O país foi, desde cedo, submetido a leis que limitavam a liberdade de expressão, primeiro, através da influência da Igreja Católica, desde o tempo de Dom Fernando, que terá contactado o Papa Gregório XI para que instituísse a Censura episcopal (ou censura do Ordinário da Diocese). O poder civil passou, mais tarde, a regular também a publicação de textos escritos. Na memória dos portugueses está ainda o regime do Estado Novo que seguiu também uma política de forte regulação dos meios de comunicação por parte do Estado, recorrendo, para este efeito, à censura prévia dos periódicos e à apreensão de determinados livros. De facto, cada regime político teve sempre o cuidado de legislar em relação à liberdade de imprensa - na maior parte dos casos, restringindo-a. Em cinco séculos de história da imprensa portuguesa, quatro foram dominados pela censura. No entanto, a censura entrou também em outros domínios, como no teatro (desde Gil Vicente), no rádio, na televisão e no cinema.
Ao longo da história portuguesa foram muitas as formas de perseguição a intelectuais, que traçaram um panorama negro na história da sua cultura: a prisão e a morte foram também frequentemente o castigo de quem ousava expressar aquilo que pensava, contrariando o discurso oficial do Estado.

Região da Amazônia, palco do ciclo da borracha.
O Ciclo da borracha constituiu uma parte importante da história econômica e social do Brasil, estando relacionado com a extração e comercialização da borracha. Este ciclo teve o seu centro na região amazônica, proporcionando grande expansão na colonização, atraindo riqueza e causando transformações culturais e sociais, além de dar grande impulso à cidade de Manaus, até hoje maior centro e capital do Estado do Amazonas. O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 a 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 a 1945.

MalasTV Livros 2005